Acessibilidade

Ajuda do Flash Player

Sumário

Gerenciador de configurações

Quem usa este Gerenciador de configurações?

A partir do Flash Player 10.3, o Gerenciador de configurações local substituirá este Gerenciador de configurações on-line no gerenciamento de configurações globais em computadores com Windows, Mac e Linux. O Gerenciador de configurações local pode ser acessado no Painel de controle do Windows e em System Preferences (Preferências do sistema) do Mac. Os usuários de outros sistemas operacionais e de versões anteriores do Flash Player podem continuar usando o Gerenciador de configurações on-line descrito aqui.

Para acessar o Gerenciador de configurações local do Flash Player nativo do seu sistema operacional:

  • Windows: clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Flash Player
  • Macintosh: System Preferences (Preferências do sistema) (em Other [Outro]) > clique em Flash Player
  • Linux Gnome: System (Sistema) > Preferences (Preferências) > Adobe Flash Player
  • Linux KDE: System Settings (Configurações do sistema) > Adobe Flash Player

Para acessar a Ajuda do Gerenciador de configurações local, clique em qualquer um dos links individuais Saber mais…. nas guias Gerenciador de configurações ou clique em um destes links:


Nome da guia/página da Ajuda URL
Armazenamento http://adobe.com/go/flash-player-settings-storage
Câmera e microfone http://adobe.com/go/flash-player-settings-camera-and-mic
Reprodução http://adobe.com/go/flash-player-settings-playback
Avançado http://adobe.com/go/flash-player-settings-advanced

O que posso fazer com o Gerenciador de configurações?

A Adobe tem o compromisso de lhe oferecer opções para controlar o conteúdo SWF ou FLV e os aplicativos executados no Adobe Flash Player. O Gerenciador de configurações do Flash Player permite gerenciar configurações globais de privacidade, armazenamento, segurança e por dos seguintes painéis:

Como eu chego até o Gerenciador de configurações?

O Gerenciador de configurações é um painel de controle especial, executado no computador local, mas exibido e acessado do site da Adobe. A Adobe não tem acesso às configurações que você vê no Gerenciador de configurações, nem a informações pessoais do seu computador.

Clique nos links abaixo para abrir o painel Gerenciador de configurações desejado. O Gerenciador de configurações que você vê no painel não é uma imagem, é o Gerenciador de configurações real. Para alterar suas configurações, clique nas guias para ver painéis diferentes; em seguida, clique nas opções dos painéis do Gerenciador de configurações que você vê na página da Web.

As configurações do Gerenciador de configurações aplicam-se a todos os sites que têm conteúdo SWF ou FLV e não apenas a um site específico.

O que são configurações de privacidade?

É possível que aplicativos executados no Flash Player precisem ter acesso à câmera e/ou ao microfone disponível no seu computador. As configurações de privacidade permitem que você especifique se deseja que aplicativos de um site específico tenham tal acesso. Observe que é a pessoa ou a empresa que criou o aplicativo em uso que solicita o acesso, não a Adobe (a menos que a Adobe tenha criado o aplicativo que solicita acesso à câmera e/ou ao microfone).

É responsabilidade da pessoa ou da empresa que solicita o acesso esclarecer para você o motivo pelo qual deseja acesso e como planeja utilizar o áudio ou o vídeo. Você deve estar ciente da política de privacidade de qualquer um que solicite o acesso de áudio e vídeo. Por exemplo, consulte a política de privacidade da Adobe. Contate o site que está solicitando o acesso para obter informações sobre a respectiva política de privacidade.

É importante entender que embora esse painel de configurações seja parte do Flash Player, o áudio e o vídeo serão utilizados por um aplicativo criado por um terceiro. A Adobe não assume nenhuma responsabilidade por políticas de privacidade de terceiros, por ações de terceiros no que diz respeito à captura de áudio ou vídeo no seu computador, nem pelo uso que essas empresas fazem desses dados ou informações.

Para especificar as configurações de privacidade para todos os sites, use o painel Configurações de privacidade global. Para especificar as configurações de privacidade para sites específicos, use o painel Configurações de privacidade do site.

O que são configurações de armazenamento?

Os aplicativos executados no Flash Player podem precisar armazenar algumas informações no computador, mas a quantidade que podem armazenar limita-se a 100 Kb, a menos que você concorde em alocar mais espaço. As configurações de armazenamento local permitem especificar quanto espaço em disco, se algum, os aplicativos de um site específico podem utilizar para armazenar informações em seu computador. Observe que é a pessoa ou a empresa que criou o aplicativo em uso que solicita o acesso, não a Adobe (a menos que a Adobe tenha criado o aplicativo que solicita salvar as informações). É responsabilidade da pessoa ou da empresa que solicita o acesso esclarecer para você o motivo pelo qual deseja acesso e como planeja utilizar as informações salvas. Você deve estar ciente da política de privacidade de qualquer um que solicite o acesso a seu computador. Por exemplo, consulte a política de privacidade da Adobe. Contate o site que está solicitando o acesso para obter informações sobre a respectiva política de privacidade.

É importante entender que embora esse painel de configurações seja parte do Adobe Flash Player, as informações serão utilizadas por um aplicativo criado por um terceiro. A Adobe não assume nenhuma responsabilidade por políticas de privacidade de terceiros, por ações de terceiros no que diz respeito ao armazenamento de informações no seu computador, nem pelo uso que essas empresas fazem desses dados ou informações.

Para especificar configurações de armazenamento para sites não visitados, use o painel Configurações de armazenamento global. Para especificar configurações de armazenamento para sites visitados, use o painel Configurações de armazenamento do site.

O que são configurações de segurança?

A Adobe criou o Flash Player para oferecer configurações de segurança que não exigem sua permissão ou negação explícita de acesso na maioria das situações. Com o passar do tempo, à medida que o conteúdo SWF e FLV foi se tornando mais sofisticado, o Flash Player também foi aperfeiçoado, oferecendo proteções adicionais de privacidade e segurança para os usuários. No entanto, ocasionalmente você pode encontrar conteúdo SWF ou FLV mais antigo, criado de acordo com regras de segurança mais antigas. Nesses casos, o Flash Player solicita que você tome uma decisão: você pode permitir que o conteúdo funcione como pretendia seu criador, de acordo com regras de segurança mais antigas, ou optar por aplicar as regras mais novas e rigorosas. A última opção ajuda a garantir que você exiba ou reproduza apenas o conteúdo que satisfaça aos padrões de segurança mais recentes, mas eventualmente poderá impedir o funcionamento correto de conteúdo SWF ou FLV mais antigo.

Quando um conteúdo mais antigo é executado em uma versão mais nova do player e o Flash Player requer que você decida entre aplicar as regras mais novas ou não, uma das seguintes caixas de diálogo é exibida. Essas caixas de diálogo solicitam sua permissão antes de autorizar que o conteúdo SWF ou FLV mais antigo se comunique com outros locais na Internet:

  • Pode ser exibida uma caixa de diálogo alertando-o de que o conteúdo SWF ou FLV que você está usando está tentando utilizar regras de segurança mais antigas para acessar informações de um site fora de seu próprio domínio e de que essas informações podem ser compartilhadas entre dois sites. O Flash Player pergunta se você deseja permitir ou negar tal acesso.

    Além de responder à caixa de diálogo, você pode usar o painel Configurações de segurança global para especificar se o Flash Player deverá sempre solicitar sua permissão, por meio de uma caixa de diálogo, antes de permitir o acesso; sempre negar acesso, sem perguntar primeiro, ou sempre permitir acesso a outros sites ou domínios sem pedir permissão.
  • (Flash Player 8 e posterior) Se você baixou conteúdo SWF ou FLV no seu computador, será exibida uma caixa de diálogo alertando-o de que o conteúdo está tentando se comunicar com a Internet. Por padrão, o Flash Player 8 e as versões posteriores não permitem que o conteúdo SWF ou FLV local se comunique com a Internet.

    Usando o painel Configurações de segurança global, você pode especificar que certos aplicativos executados no Flash no seu computador podem se comunicar com a Internet.

Para alterar suas configurações de segurança ou saber mais sobre suas opções, consulte o painel Configurações de segurança global.

O que são configurações de reprodução de conteúdo protegido?

Alguns conteúdo da Internet são protegido pelo provedor de conteúdos usando o Adobe Flash Access. Para tirar proveito de conteúdo protegido, os usuários devem primeiramente obter licenças para o conteúdo do provedor de conteúdo. Essas licenças de conteúdo são descarregadas automaticamente para o seu computador, por exemplo, quando você aluga ou adquire o conteúdo protegido. O Flash Player salva essas licenças no seus computador.

Para gerenciar ou desativar essas licenças, use o painel Configurações de reprodução de conteúdo protegido.

O que são configurações de rede de pares?

Um site que transmite áudio e vídeo para seu dispositivo poderá transmitir o conteúdo com um desempenho melhor se os usuários que estiverem reproduzindo o mesmo conteúdo compartilharem a banda. Isso permite que o áudio ou o vídeo seja reproduzido de forma mais suave, sem saltos ou pausas criadas pelo armazenamento em buffer. Isto é chamado de rede de pares, pois os pontos na rede auxiliam-se entre si para obter um experiência mais satisfatória. O Flash Player compartilhará a largura de banda usando a rede de pares somente com sua permissão.

Se você habilitar esta opção, você não estará concordando em compartilhar sua largura de banda com qualquer outro aplicativo. Você somente permitirá que os aplicativos solicitem se você deseja ou não compartilhar a largura de banda. Na maioria dos casos, convém compartilhar a largura de banda somente ao usar uma conexão de alta velocidade.

O compartilhamento de banda aumenta a quantidade de dados que o seu provedor de acesso fornece para seu dispositivo. Se você possui uma assinatura mensal de para dados ilimitados, a utilização da rede de pares não aumentará o valor de seu plano mensal.

No entanto, se você possui um plano de dados limitado ou não tiver certeza de que a utilização adicional será cobrada, é recomendado desabilitar a rede de pares. Se você optar por isso, o compartilhamento de largura de banda não será mais solicitado.

Para especificar se a rede de pares será usada ou não, use o painel Rede de pares.

Já configurei opções de privacidade e espaço em disco no meu navegador, preciso fazer novamente?

Lembre-se de que alguns sites trabalham em conjunto com o navegador para armazenar pequenas quantidades de dados, chamados de cookies, no computador, para uso próprio no futuro. Por exemplo, quando você visita um site com freqüência, ele pode saudá-lo chamando-o pelo seu nome; seu nome provavelmente está armazenado em um cookie, e você pode usar as opções do navegador para determinar se deseja cookies ou não. Também é possível especificar no navegador que as páginas que você visita podem ocupar até uma certa quantidade de espaço em disco.

Quando é reproduzido conteúdo SWF ou FLV, as configurações que você selecionou para o Flash Player são usadas no lugar das opções que podem estar configuradas no navegador. Ou seja, mesmo que você tenha especificado nas configurações do navegador que não deseja armazenar cookies no computador, poderá ser exibida uma mensagem perguntando se um aplicativo executado no Flash Player pode armazenar informações. Isso acontece porque as informações armazenadas pelo Player não são as mesmas de um cookie; elas só são usadas pelo aplicativo Flash e não têm relação com outra configuração de segurança ou privacidade de Internet que você possa ter configurado no navegador.

De modo semelhante, o espaço em disco que o aplicativo pode usar não tem relação com o espaço em disco alocado para páginas armazenadas no navegador. Ou seja, quando é reproduzido conteúdo SWF ou FLV, a quantidade de espaço em disco permitida aqui é somada ao espaço que o navegador usa para páginas armazenadas.

Independentemente de como o navegador tenha sido configurado, você ainda tem a opção de permitir ou negar que o aplicativo Flash Player armazene as informações e de especificar quanto espaço em disco pode ser ocupado pelas informações armazenadas.